10 de julho de 2016

ESPIRITUALIDADE DA IAM

        
                 Segundo as POM; ( https://pom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=803:a-espiritualidade-da-infancia-e-adolescencia-missionaria&catid=43:gotinhas-missionarias&Itemid=68 .)

           O fundador D. Carlos de Forbin Janson não teve tempo de elaborar um conteúdo teológico para a sua obra. Chamou-a se Santa Infância por desejar que o caminho missionário das crianças seguisse as pegadas de Jesus feito criança... 
          Na intenção do fundador, os grupos de 12 crianças deviam cobrir os anos da infância e da meninez de Jesus, imitar sua simplicidade, silêncio, alegria, disponibilidade absoluta, a confiança de sua mãe e a docilidade de seu pai adotivo e sobretudo o desejo de ocupar-se das coisas do Pai...
           Segundo o carisma da Santa Infância, o caminho formativo deve dar as crianças e adolescentes uma consciência nova... O compromisso missionário nasce, pois, do batismo e não se refere só aos adultos...
          Com a Obra da Santa Infância, o Bispo de Nancy devolve às crianças um lugar privilégiado de santificação: a Infância do Filho de Deus...
          A Igreja adulta possui a tarefa de fazer-se companheira de caminhada das crianças de maneira que a fé dos pequenos cheguem a ser missão no cotidiano. 
           A missão da Santa Infância se realiza com pequenos gestos, com pensamento de paz, por meio de atitudes fraternas, no lazer, trabalho, oração, na contemplação do Rosto de Deus que reflete o rosto dos irmãos... 

ESPIRITUALIDADE

         A palavra Espiritualidade dirige-se a " Vida interior" ou " Vida do Espírito no nosso interior".


        A espiritualidade é a vida no Espírito. É viver impulsionado pelo sopro de Espírito.

IAM
     
     Viver uma espiritualidade é deixar-se guiar    sempre mais pelo Espírito de Deus. Consiste em    estar abertos e responde à realidade.         
     É um dom que precisamos cultivar todos os dias, é preciso dar tempo a Deus e conversar com Ele.
     É o Espírito de Deus que nos atrai e conduz a união com o próprio Deus e permite nos encher do Espírito Santo.
    


ESPIRITUALIDADE DO GRUPO

           Não existe missão sem espiritualidade.  Pois, a espiritualidade da missão começa com  amar a humanidade, leva-la em nosso coração,  sarar suas feridas e crer em seu futuro.
             A Espiritualidade Missionária terá prazer em rezar com o povo, em ocupar-se, sobretudo, em apresentar o Evangelho encarnado, no testemunho de vida e na proclamação verbal. Situa-nos do lado da justiça, está dentro de nossa busca comum, é a consciência e a preocupação de vida e de dignidade na Igreja e na sociedade.
           Em contexto global pede abertura e respostas à mensagem e ao mistério de Jesus e à realidade do mundo hoje. 


ESPIRITUALIDADE NO GRUPO


      O grupo que não ora, não evolui, não cresce!
      Equipe orante é equipe reforçada pelo Espírito santo!

         É importante  que todos orem de coração aberto para o Espírito Santo. O momento de oração jamais poderá ser esquecido, pois, para que a Santíssima Trindade esteja presente é preciso invocá-la. Jesus disse; " Eis que estou à porta e bato..." é necessário abrir a porta para que Ele possa entrar!


      Deus nos deu o Livre Arbítrio que é o Direito de Escolha, e Jesus respeita a nossa vontade. Ele não invade nosso espaço, nós temos que deixa-lo entrar. Para isso, Ele espera nosso convite e nós o convidamos através da oração.


      Os grandes missionários citados pela Igreja  viviam em constante oração, nunca saiam de casa sem orar e entregar-se a Deus. Por isso, é importante seguir este exemplo!

      Aconselhamos aos grupos, equipes e movimentos que iniciem as reuniões e seus trabalhos sempre com uma oração. É importante a reflexão da Palavra do Senhor e que finalizem o encontro com uma oração sempre pedindo a Deus Sua companhia.


    Oração não é só a que é feita com palavras, mas também com canções que muitas vezes tocam a alma e encantam os corações.

       
  
  A oração será sempre o alimento espiritual, o alimento da Fé.











Missão
IAMG Auxiliadora

'De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, Sempre Amigos!'

Um comentário:

  1. Meus parabéns pois fazer o bem é sempre bom!Eu tbm faço parte de um grrug da iam como coordenadora!👏👏😘😇

    ResponderExcluir

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...