6 de abril de 2017

DOMINGO DE RAMOS

       A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que relembra os últimos momentos de Jesus Cristo aqui na terra. 
   Ela  inicia-se no Domingo de Ramos  relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e, termina no Domingo de Páscoa com a ressurreição de Jesus.
       Chama-se Semana Santa devido o mistério de Cristo celebrado na Liturgia. Deve ser um tempo de recolhimento, interiorização e reflexão, uma parada para a reconstrução espiritual.

DOMINGO DE RAMOS

      O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém onde foi recebido como um rei mesmo montado em um jumentinho (simbolo da humildade).
     Aclamado pelo povo simples que o aplaudia o chamando de Messias e Rei de Israel, o mesmo povo que presenciara alguns de seus milagres, e que maravilhados o recebia com ramos de oliveiras ou palmeiras, o que originou o nome da celebração.
      Segundo a Sagrada Escritura Jesus foi para Jerusalém celebrar a Páscoa Judaica com os discípulos e, essa sua  entrada triunfal aconteceu uma semana antes de sua ressurreição. 
     A multidão cantou Salmos, estendeu seus mantos à  frente de Jesus enquanto Ele passava entre todos montado em um jumentinho, que segundo a tradição significava que estaria procurando a paz. Portanto, a entrada Dele  em Jerusalém simboliza sua entrada como um "príncipe da paz" e não um rei guerreiro.
     O interessante é que os mesmo que lhe receberam com festa foram  os que o condenaram a morte.

Domingo de Ramos 
    No Ocidente a celebração do Domingo de Ramos inicia-se em uma capela ou Igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os Fieis levam ramos que serão abençoados pelo sacerdote e, após a proclamação do Evangelho inicia-se a procissão rumo a Igreja desejada.
    Em muitas Igrejas, os ramos são guardados para serem queimados na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte pois, depois de abençoadas a Igreja Católica as considera sagradas. 

    No Oriente o Domingo de Ramos é uma das 12 Grandes Festas do ano Litúrgico e tem como anterior conhecido como o Sábado de Lázaro e comemorando  a  ressurreição do mesmo.AO contrário do ocidente, não é considerado como parte da Quaresma.

 A PROCISSÃO DO DOMINGOS DE RAMOS

Procissão no Domingo de Ramos
      Surgiu depois que um grupo de cristãos da Etéria fez uma peregrinação a Jerusalém e, ao retornarem a sua região procederam da mesma forma que haviam feito nos lugares santos, lembrando os momentos da Semana Santa. 
   A partir de então, o costume passou a ser utilizado por outras Igrejas e ao final da idade média foi incorporado aos ritos da Semana Santa.
(fonte: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;