11 de abril de 2017

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA


       É o último dia da Semana Santa, conhecido como dia de descanso ou dia da espera. Também conhecido com Sábado Negro, Grande Sabá e Véspera da Páscoa .
     Neste dia os cristão se preparam para celebrar a Páscoa relembrando o dia que o corpo de Jesus Cristo permaneceu sepultado no túmulo.
   Na Liturgia o Sábado de Aleluia ou Santo vaia até as 18:00h quando no final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal que antecede o  Dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.
     A Vigília Pascal começa com a Benção do Fogo Novo e também do Círio Pascal. Proclama-se a Páscoa através do canto de Exultet e faz-se a leitura de 14 passagens da Bíblia contando-se toda historia da salvação. em seguida entoa-se os cantos do Glória e o Aleluia que foram omitidos durante o período quaresmal e encerra-se a celebração com a Liturgia Eucarística iniciando oficialmente a Época da Páscoa e as imagens cobertas voltam a serem reveladas.

    A Vigília Pascal é considerada "a mãe de todas as santas Vigílias", pelo fato de ser uma noite de vigília em honra de Senhor, e é dividida da seguinte maneira:

1º- A Celebração da luz;
2º - A Meditação da Palavra;
3º - O nascimento espiritual através do Batismo;
4º - A comunhão pascal

BENÇÃO DO FOGO NOVO

     As luzes da Igreja ficam apagadas e do lado de fora inicia-se as funções. Um fogareiro é preparado com antecedência, o celebrante abençoa o fogo e o turiferário, recolhe brasas bentas e colocá-as no turíbulo. Essa benção originou-se na França.

A PROCISSÃO DO CÍRIO PASCAL

     Após a cerimônia da preparação do Círio, ele é solenemente introduzido por um diácono ou alguém escolhido pelo sacerdote no templo sendo levantado 3 vezes durante o trajeto até o altar. Em cada parada vão acendendo-se as velas; primeiro a vela do celebrante; depois as velas dos clérigos (que faz parte do clero); e por fim, acendem as velas dos assistentes que comunicam as chamas do Círio Bento até que toda Igreja seja iluminada.

   A procissão que se forma atrás do Círio Pascal é repleta por símbolos. 
     A frente ele recorda a coluna de fogo pela qual o povo de Israel foi guiado ao sair da escravidão do Egito (Ex 13,21).
     Ao término da procissão o Círio é colocado em local apropriado, é incensado junto com Livro Liturgico e, canta-se  o Anuncio da Páscoa o antigo Lucernário da Vigília Pascal, um belo poema em que se exalta os benefícios da Redenção, cujas palavras foram atribuídas a Santo Ambrósio e Santo Agostinho.
     A partir desse momento o Círio Pascal arderá durante 40 dias, em todas as funções, recordando a permanência na terra de Cristo ressuscitado e só será tirado no dia em que se comemora a Ascensão do Senhor.

LITURGIA

     São feitas a Leitura das Profecias; 9 leituras, 7 do A.T e 2 do N.T. Para cada leitura há uma oração com cântico ou salmo responsorial.
    Canta-se os cantos do Glória e o Aleluia, que foram silenciados durante toda a quaresma, e por fim, proclama-se um trecho do Evangelho sobre a Ressurreição de Jesus Cristo.

  No rito da Benção da Água ou da Pia Batismal, mergulha-se nela o Círio Pascal por 3 vezes. Também é colocado nela um pouco do óleo dos Catecúmenos e do Santo Crisma, em seguida canta-se a Ladainha de Todos os Santos e segue-se a Vigília até o Domingo da Ressurreição.
      No Sábado Santo está o ápice do Tríduo Pascal.
(Fonte: Google)
"De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo Sempre Amigos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE-NOS SEU RECADO;

DINÂMICA PARA QUEBRAR O GELO

ADAPTANDO OS NÚMEROS Objetivo: Quebrar o gelo entre os membros. Desenvolvimento:  1º momento - Formar duplas e pedir para que o...