É também um mês dedicado as Missões e ao Santo Rosário.
OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES
Outubro foi escolhido como mês missionário para recordar a chegada dos europeus ao continente americano, pois foram eles que abriram uma nova pagina na historia da evangelização.
É a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, proclamada em 1927 Padroeira das Missões com S. Francisco Xavier, que marca no dia 1º, o inicio do Mês Missionário que tem como ápice a celebração do Dia Mundial das Missões que acontece no penúltimo domingo em todo o mundo.
A MISSÃO
A palavra MISSÃO vem do latim "MITTERE" que significa ENVIAR.
MISSUS = ENVIADO.
MISSUS = ENVIADO.
Portanto, Missão é a tarefa, obrigação, incumbência ou vocação.
Há vários tipos de missão, entre elas as diplomáticas, as cientifica e as religiosas.
ORIGEM DA MISSÃO
A origem da Missão está em Deus Pai que envia seus servos e seu Filho, Jesus Cristo, para trabalharem e recolherem frutos para a salvação dos homens e do mundo.
A função da Igreja é realizar a Missão de Jesus, e para concretiza-la devemos servir como mediadores entre Deus e os homens. Para isso é preciso ser fiel a doutrina de Deus com gestos, palavras e atitudes.
O DIA MUNDIAL DAS MISSÕES
Acontece no penúltimo domingo do mês de Outubro. Teve origem em 1922, quando o Cardeal Arcebispo de Milão ( Itália) D. Aquiles Ratti, tornou-se o Papa Pio XI. Foi ele quem estimulou a criação de novas Missões e, em 1925, abriu no Vaticano uma Exposição Missionária Mundial. Publicou uma Encíclica sobre Missões, RERUM ECCLESIAE, na qual reafirmava a importância dos objetivos missionários programados no inicio do seu pontificado.
Foi ele quem constituiu as POM recomendado-as como instrumentos oficiais da cooperação Missionária de toda a Igreja. E em 14 de Abril de 1926 aprovou o Dia Mundial das Missões para o penúltimo domingo de Outubro, com o objetivo de promover e despertar a consciência a vida e as vocações missionárias realizando uma coleta mundial para o sustento de atividades de evangelização nos 5 continentes, principalmente em países mais pobres e necessitados.
(fonte: POM)
__________________________________________________
OUTUBRO MÊS DO ROSÁRIO
Conta a história que no ano de 1214, aconteceram na França, sangrentas batalhas entre católicos e albigenses. Então, S. Domingos, movido pela inspiração divina, entrou numa grande e densa floresta próxima da cidade de Tolouse (capital de Landoque). Ali passou 3 dias e 3 noites em contínua oração e penitência, gemendo, chorando, se flagelando e implorando a Deus piedade pelas heresias albigenses até cair semimorto. Foi quando Maria Santíssima, lhe apareceu dizendo: " Se queres ganhar o céu, reza o meu Saltério Angélico, que é o fundamento do Novo Testamento."
S. Domingos |
Desde o tempo em que S. Domingos estabeleceu esta devoção até o ano de 1460, o Santíssimo Rosário foi chamado de Saltério de Jesus e da Virgem, por analogia com o Saltério de David que contém 150 Salmos, que é o mesmo numero de saudações angelicas que compõe o Rosário (cfr.S.Luis Gregnion de Montfort,op.cit,pp.24-25)
Após a morte de S. Domingos a devoção começou a cair até que o Bem Aventurado Alano de La Roche renovou essa devoção e conferiu-lhe o nome de Rosário que significa "Coroa de rosas". Quer dizer que todas as vezes que alguém reza-o de modo conveniente deposita sobre a cabeça de Jesus e de Maria Santíssima uma cora de 153 rosas brancas e 16 rosas vermelhas do paraíso as quais nunca perderão sua beleza ou seu brilho.
O Rosário é, pois, uma grande coroa, e o Terço é a terça parte do Rosário é um pequeno chapéu de flores ou uma tiara de rosas celestes.
(fonte livro:Fátima Aurora do Terceiro Milênio de João S. Clá Dias)
______________________________________________
IAMG EM MISSÃO
No mês de Outubro de 2011 alguns pequenos missionários da IAM da comunidade de Guadalajara - Paudalho/ PE, participaram das missões com agentes da Pastoral da Criança na cidade de Paudalho.
Visitando famílias de uma comunidade carente as crianças contribuíram e aprenderam vivenciando o trabalho missionário com humildade e muita boa vontade.