|
Hóstia Consagrada |
Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo.
É um evento baseado em tradições católicas realizado sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez acontece após o domingo de Pentecostes.
A festa de Corpus Christi é uma "Festa de Guarda", ou seja, para os católicos é obrigatório participar da Santa Missa neste dia.
O Código de Direitos Canônico (cânone 944) determina ao Bispo diocesano testemunhar publicamente a adoração e a veneração com Santíssima Eucaristia, por isso, é recomendado que nesta data o mesmo não se ausente da diocese a não ser por causa grave e urgente.
A historia nos conta que essa devoção teve inicio quando uma freira agostiniana chamada Juliana de Mont Cornillon, teve visões eucarísticas por um período de quase 30 anos.
Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Entendeu-se então como a ausência de uma festa que exaltasse o Sacramento da Eucaristia.
Baseado nas idéias de Juliana o Papa Urbano IV instituiu a Festa de Corpus Christi no ano de 1264, a celebração oficial tinha com finalidade: Honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia Sagrada.
A FESTA DE CORPUS CHRISTI
Conta-se que essa festa possui como origem um milagre acontecido na Idade Média. O sacerdote Pedro de Praga estava em peregrinação à Roma, no caminho se hospedou na Igreja de Santa Catarina na vila de Bolsena, lá foi celebrar uma Missa e pediu ao Senhor que tirasse as duvidas que ele tinha com relação a presença de Jesus na Eucaristia, ele não acreditava que no pão e no vinho estavam o corpo e o sangue de Cristo.
Quando ergueu a hóstia, esta começou a sangrar (sangue vivo), assustado, embrulhou a hóstia, voltou para sacristia e avisou o que estava acontecendo. O sangue escorria, sujando todo o chão no qual aparecia vários pingos. Isso foi informado ao Papa Urbano IV que mandou verificar a veracidade do fato.
O bispo encarregado ao ver a hóstia que sangrava, o altar e o corporal (toalhas brancas do altar) manchados, pegou as provas do milagre e as levou ao Papa que resolveu ir ao encontro do bispo. Ao se encontrarem no caminho e ao ver as provas do milagre o Papa ajoelhou-se e exclamou:" Corpus Christi".
Fizeram então a primeira procissão com o Cristo passando pela cidade, a partir daí começou a ser celebrado o dia de Corpus Christi . Em 1317 o Papa João XXII confirmou esse costume que acontece até hoje.
Atualmente a Igreja conserva esta festa como momento litúrgico e devocional do Povo de Deus, a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada desse Povo peregrino em busca da Terra Prometida. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições publicas da Eucaristia e afirma a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo com procissões pelas vias publicas (cân. 944).
No Brasil essa festa foi trazida pelos portugueses,e passou a integrar o calendário religioso de Brasilia em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.
A tradição de enfeitar as ruas surgiu na cidade histórica de Ouro Preto (MG).
A tradição da confecção do tapete veio para o Brasil com os colonizadores, os desenhos usados são variados, mas enfocam principalmente a Eucaristia.
Hoje, no Brasil essa tradição está sendo ampliada atingindo inclusive escolas. Os tapetes de rua além de uma tradição é uma manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
Para a confecção são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem, borra de café, flores, recicláveis, etc.
(Fonte: www.cot.org.br)
|
Tapetes de Crpus Christi |
De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo, Sempre Amigos!
( Confira nossa postagem sobre o carnaval acessando o link