Reis Magos |
Segundo a tradição religiosa cristã, os Reis Magos são os personagens que teriam visitado o menino Jesus logo após o seu nascimento.
Na Bíblia, foram mencionado apenas no Evangelho de Mateus 2, 1-12. Embora Mateus não tenha especificado quantos, fala-se tradicionalmente que tenha sido três devido os nomes dos presentes oferecidos; Ouro, Incenso e Mirra.
Não há relatos bíblicos sobre os nomes dos magos, no contexto bíblico a palavra mago não significa bruxo ou feiticeiro mas, assume o sentido de sacerdote ou sábio que dedicavam-se ao estudo da Astrologia e Astronomia que tratava-se de sacerdotes ou conselheiros da religião zoroástrica da Pérsia.
A quantidade e os nomes dados a eles foram estabelecidos por volta do final do séc.VIII pela Igreja Católica Romana. Por isso, os cristãos que não são católicos não reconhecem a quantidade e os nomes destes reis.
São Beda |
São Beda (673-735), venerável doutor da Igreja e monge beneditino, foi quem escreveu pela primeira vez o nome dos três Reis Magos.
Nomes com significados que ajudam a compreender suas personalidades sendo também associados a regiões do mundo antigo:
Gaspar ou Gathaspa, rei da Índia, significa; "aquele que vai inspecionar";
Melquior ou, Melchior ou, Belchior ou, Melichior, rei da Pérsia e quer dizer; "rei da luz";
Baltasar ou Baltazar, rei da Arábia, se traduz por " O senhor dos tesouros" ou " Deus manifesta o rei".
Os três representavam as três raças humanas existentes representando os reis e os povos de todo o mundo. Teriam sido os últimos sacerdotes honrados daquele mundo pagão que aspirava sinceramente conhecer o Salvador. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois conta a historia que viram uma estrela e por isso foram até a região onde nascera Jesus.
Por causa da distancia percorrida a tradição assim, atribuiu a visitação dos Magos o dia 06 de Janeiro. Conta o evangelho que a estrela parou onde estava o menino Jesus ( Mt 2:10).
Ouro, Incenso e Mirra |
Os Magos ofereceram esses presentes ao menino; Ouro, Incenso e Mirra.
Desse ato surgiu a tradição em celebração do nascimento de Jesus.
São Bedas fez uma descrição dos Reis Magos que no seu tratado ''excepta et Colletanea" relata da seguinte forma:
"Belquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arabia Feliz. Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano ( incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra, para um profeta ( a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade)."
Ouro |
O Ouro pode representar a realeza pois era presente reservado aos reis ( I Reis 9, 14-28: I Tm 6,15).
No uso prático para aquele casal poderia ajuda-los nas despesas com a viagem ao Egito para fugir da ira de Herodes, o ouro seria um presente de valor inestimável.
Incenso |
Além de seu considerável valor monetário, o incenso era usado para exalar odores agradáveis e perfumados (Jesus nasceu num estábulo e o cheiro dos animais poderia não ser muito agradável).
Mirra |
A Mirra, um óleo amargo de resina vegetal antisséptica usada em embalsamentos desde o Egito antigo. Também tinha o valor econômico, mas talvez fosse mais útil por seus usos medicinais também associada ao ato de embalsamar e sepultar ( Jo 19,39-40). Considerada simbolo da imortalidade, era presente para um profeta.
Desta maneira o menino Jesus foi reconhecido com Rei, Deus e Profeta pelas figuras que encarnavam a humanidade.
Após a entrega dos presentes aos pais da criança cada um deles entregou uma moeda de ouro como presente para Jesus.
Estrela de Belém |
Tudo indica que esses Magos eram astrólogos já que seguiam estrelas e faziam cálculos. A estrela de Belém tão mencionada nas escrituras, pode ter sido um alinhamento planetário entre Júpiter, Marte e Saturno, representando simbolicamente os três povos conhecidos; o povo branco (Júpiter) representado por Melchior, o povo negro (Saturno) representado por Baltazar e o povo amarelo, asiático ( Marte) representado por Gaspar.
Naquele tempo a astrologia possuía um papel muito importante no oriente médio, seria natural associar um evento celeste ao nascimento de Jesus, como se associou um eclipse a morte de Herodes.
De acordo com uma tradição medieval os magos teriam se reencontrado quase 50 anos depois em uma cidade da Turquia onde vieram a falecer. Seus corpos teriam sido descobertos na Pérsia pela Imperatriz Santa Helena e levados para Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente quando começou então a devoção dos Reis Magos no séc VI. Depois transferidos para a Itália onde permaneceram até o séc. 12, depois levados para a Alemanha.
Os magos buscavam nas estrelas um caminho para um novo tempo, uma nova era de esperança e fé, representavam a humildade dos poderosos que se curvariam diante da realeza maior de Jesus cumprindo as profecias.
É nesse sentido que a Igreja preserva a veneração aos Reis magos que receberam este título apenas no séc. III.
Para o catolicismo eles representam obediência aos desígnios de Deus, desprendimento aos bens materiais e compartilhamento desses bens com os necessitados.
Seus restos são venerados atualmente na nave central da Catedral de Colônia, na Alemanha, em magnífica urna de ouro e de pedras preciosas.
Para os católicos o dia para veneração aos Reis Magos é o dia 06 de Janeiro, ou seja, 12 dias após o Natal. Nesta data encerra-se também os festejos natalícios sendo o dia em que são desarmados os presépios e todos os enfeites de natalícios que enfeitam as casas.
A festa de veneração aos Reis Magos recebeu o nome de Epifania do Senhor. A palavra Epifania vem do grego e significa ; aparição ou fenômeno miraculosos.
Neste dia também comemora-se o dia do astrólogo.
"De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo Sempre Amigas!"
(Fonte: Google)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE-NOS SEU RECADO;