Quinta-Feira Santa |
A Quinta-Feira Santa, também é conhecida como Quinta-Feira de Endoenças, é o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental ( devido o Sábado de Lázaro).
Na manhã desse dia o Bispo se reúne com o seu clero para celebrar a Celebração do Crisma na qual são abençoados os santos óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Ordenação de Padres e Bispos, Crisma e Unção dos Enfermos.
Com essa celebração se encerra a Quaresma.
É o dia que se relembra a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos Evangelhos canônicos. A data sempre varia de acordo com o calendário litúrgico dando inicio ao Tríduo Pascal, período que relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Na Missa da Quinta-Feira Santa são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia.
- A Instituição da Eucaristia.
- O exemplo do Lava-pés.
- A instituição do sacerdócio.
É neste momento, durante a ceia, que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus, e é nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando este sofrimento e desnuda os altares simbolizando que Jesus está preso.
O sermão dessa Missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento, e fala da caridade e do amor ao próximo recomendados por Jesus Cristo.
No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento e, faz-se a adoração ao santíssimo durante toda a noite.
" De Todas as Crianças e Adolescentes do Mundo Sempre Amigos!"
(Fonte:Google; Fotos: IAMG)
Para saber sobre Domingo de Ramos acesse o link: https://iamg2009.blogspot.com/2017/04/domingo-de-ramos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE-NOS SEU RECADO;